Promoção da leitura e do livro “A baleia” e Semana da Leitura “Prazer de ler

16 maio, 2017

Promoção da leitura e do livro “A baleia” e Semana da Leitura “Prazer de ler

O “Prazer de Ler” foi o tema da Semana da Leitura, que decorreu entre os dias 27 e 31 de março de 2017, uma iniciativa que tem como objetivos promover o livro e a leitura, elevar os níveis de literacia dos mais novos e criar hábitos de leitura em todo o lado, em casa, na escola, nas bibliotecas...

A temática foi abordada em cada uma das sessões realizadas nas bibliotecas escolares proporcionando o prazer da leitura em cada um dos participantes. Ao longo desta semana, foram realizadas atividades de promoção da leitura nas várias bibliotecas da Rede de Bibliotecas de Mealhada.

Na biblioteca municipal a obra escolhida e trabalhada ao longo do mês foi “A baleia”, de Benji Davies, quer para o pré-escolar, quer para o 1º CEB.

Esta hora do conto foi dedicada à amizade e à figura do pai, através de um livro que toca no coração de todos, não só pelas temáticas abordadas, mas também pela sensibilidade revelada em todo o livro em si. A mensagem transmitida não se centra apenas no que é contado, mas também no que fica no ar e que cada um descodifica.

Noé, a personagem principal, vive com o pai à beirinha do mar, mas devido à profissão do pai, este passa muito tempo sozinho. Até que um dia, após uma tempestade, o menino encontra uma baleia e a solidão e o abandono, a que estava sujeito, levam-no a estabelecer uma amizade com o animal. O pai quando descobre não se zanga, pelo contrário, o ar distante e frio, do início da história,  dá lugar a uma figura mais humana,  capaz de gestos de ternura e atenta ao filho, e passa a estar presente em todas as páginas do livro.

Após a exploração conjunta da história e através de um atelier lúdico-pedagógico, procurámos mostrar aos participantes que muitas vezes basta um gesto e/ou uma palavra para mudar tudo. Cada criança procurou descrever em desenhos e palavras o que de melhor existe na sua relação com o pai e levou sob a forma de mensagem encerrada num envelope para oferecer ao progenitor.

Outras atividades foram realizadas ao longo da semana em destaque. “Conta uma história”, sessão de escrita criativa, direcionada para jovens do 2º CEB. Nesta iniciativa, começámos por realizar um exercício para desbloquear a imaginação e depois demos como estímulo para a produção dos textos ficcionais ou pessoais, uma garrafa com objetos guardados lá dentro que iriam servir de base à história a criar.

Nesta semana, não podíamos esquecer os autores do concelho com “Nós por cá… conheça os autores do concelho”, iniciativa em que a biblioteca municipal colocou em destaque obras de autores concelhios com vista a promover a literatura local e mostrar o que de bom se escreve e pode ler por cá.

Mas como a literatura é muito vasta e “Ler faz bem”, os nossos utilizadores puderam encontrar excertos de várias obras, pelos diferentes espaços da BMM, sugestões que elucidam os mais indecisos e que aguçam o gosto aos mais ávidos pela leitura.